quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Sarracenos

História
Nos primeiros séculos do Império Romano, foi usado para designar uma tribo árabe do Sinai, com origem etimológica provável na palavra Árabe شرقيين sharqiyyin ("orientais").
Mais tarde, os súbditos do império que falavam grego estenderam a palavra a todos os árabes. Depois do levantamento islâmico e, especialmente, na época das Cruzadas, o seu uso estendeu-se a todos os muçulmanos - particularmente aos que invadiram a Sicília, o sul da Itália e a Espanha. Na cronística antiga ocidental, o termo "Império Sarraceno" foi muitas vezes usado para referir-se ao primeiro califado árabe, governado pelas dinastias Omíada e Abássida.
Nos textos cristãos contra o islamismo, o nome passou a ter um significado alternativo, baseado numa provavelmente falsa etimologia, ou seja "sem Sara" ("Sara sine") - aludindo ao episódio bíblico da rivalidade entre Agar (mãe de Ismael, tradicionalmente considerado o ascendente primordial dos árabes) e Sara (que gerou, segundo a tradição bíblica, o povo hebreu).

Saxões

Localização
Os saxões eram um povo germânico que vivia no território que é hoje o noroeste da Alemanha e o leste da Holanda (mas não na área hoje conhecida como Saxónia). Foram mencionados pela primeira vez pelo geógrafo grego Ptolomeu que os localizou no sul da Jutlândia e no actual Schleswig-Holstein, de onde aparentemente se expandiram para sul e para oeste.
No século I, os Saxões tiveram uma influência importantíssima na unificação das regiões da Inglaterra. Buscaram um novo território na Britânia. O porquê dessa migração, não se sabe ao certo, mas muito provavelmente deve-se à destruição causada pelos poderoso Hunos e talvez por mudanças climáticas.
Conquistas
Durante os séculos IV e principalmente V, os saxões começaram uma forte investida contra as Ilhas Britânicas, em busca de colonização. O Império Romano acabou deixando a ilha e os saxões, nos séculos VI a IX foram, aos poucos, dominando o território, começando pelo leste. Em seguida, capturaram o centro da Ilha, chegando até o Mar de Severn. Por um tempo, a atual Escócia e a Cornualha ficaram livres, assim como o atual País de Gales. Porém, mais tarde, os saxões tomaram também a Cornualha e a Escócia, mas não conseguiram capturar o País de Gales, apesar de que reinos como Powys, hoje o maior estado-distrito de Gales, que alcançavam áreas da atual Inglaterra além de áreas do País de Gales terem perdido grande parte de suas posses (obviamente, as regiões que ficavam na atual Inglaterra).
Concluiu-se que os saxões derrotaram quase que totalmente os celtas na Grã-Bretanha, já que Gales é, em sua maioria, de terreno rochoso e pobre. Os reinos galeses não tinham condições mais de se opor aos saxônicos, que se tornaram os verdadeiros donos da Inglaterra.
No mesmo século, na Inglaterra, os saxões sofreram com a invasão dos Vikings da Dinamarca, que procuravam se instalar nas terras inglesas. Tomaram grande parte dos reinos saxônicos, mas foram parados e, depois, expulsos da Inglaterra por Alfredo de Inglaterra, o Grande.
Os reinos saxônicos caíram, finalmente, no século XI. Mas não pelas mãos dos galeses e sim dos normandos, liderados por Guilherme, o Conquistador.
O autor Bernard Cornwell, em suas Crônicas Saxônicas, descreve vários detalhes da vida deste povo

Os Hunos

Introdução
Dentre os povos bárbaros, os hunos foram os mais violentos e ávidos por guerras e pilhagens.
Moradia
Eram nômades ( não tinham habitação fixa e viviam a percorrer campos e florestas ) e excelentes criadores de cavalos. Como não construíam casas, viviam em suas carroças e também em barracas que armavam nos caminhos que percorriam.
Economia
A principal fonte de renda dos hunos era a pratica do saque aos povos dominados. Quando chegavam numa região, espalhavam o medo, pois eram extremamente violentos e cruéis com os inimigos. O principal líder deste povo foi Átila, o líder huno responsável por diversas conquistas em guerras e batalhas.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Povos Bárbaros que Estudaremos

Lombardos : invadiram a região norte da Península Itálica.
Anglos-Saxões e Saxões : penetraram e instalaram-se no território da atual Inglaterra.
Visigodos : instalaram-se na região da Gália, Itália e Península Ibérica.
Hunos: povo nômade conhecido por ser muito violento.
Sarracenos: são um povo nômade pré-islâmico, que habitava os desertos situados entre a Síria e a Arábia.
Vikings: habitavam a região da Península da Escandinávia (extremo norte da Europa).

Vikings

Drakar: barco usado pelos vikings

Introdução
Os vikings eram povos que habitavam a região da Península da Escandinávia (extremo norte da Europa) nas épocas Antiga e Medieval. Foram também chamados de normandos pelos franceses e italianos na Idade Média. A palavra viking origina-se do normando “vik” cujo significado mais provável é “homens do norte”.


Um povo guerreiro
Durante a época antiga e medieval eles estabeleceram vários contatos comerciais com a Europa. Porém, entre os séculos VIII e XI, começaram a fazer várias incursões no continente europeu com o objetivo de saquear riquezas e conquistar terras. As pesquisas arqueológicas e os relatos históricos indicam que, através dos rios, penetraram em território europeu com seus barcos (drakars), levando o medo e a morte em regiões da França, Alemanha, Inglaterra, Irlanda e Rússia. A instabilidade, causada pelas invasões, fizeram com que o s europeus construíssem castelos e reforçassem a segurança nos portos, mas de nada adiantou em função do grande poderio bélico dos “povos do norte”. Além de ter favorecido a construção de castelos, as
incursões estimularam a descentralização política durante o feudalismo.


Cultura, religião e mitologia
A economia dos vikings baseava-se na pesca (principalmente do bacalhau) e do comércio marítimo que praticavam na região norte da Europa. Eram povos guerreiros, fato que impunha muito respeito na região. Fabricavam armas e scudos de metal e embarcações de guerra (drakar).
Não eram cristãos (somente por volta do ano 1000, com o contato com os europeus, começaram a aderir ao cristianismo), pois acreditavam em vários deuses (religião politeísta) ligados às forças da natureza. Odin (deus da sabedoria e da guerra) era a maior divindade entre este povo. Também acreditavam em outros deuses como, por exemplo, Thor (deus do trovão e filho de Odin) e Freyr (deus da paz e fertilidade).
Acreditavam também nas valkirias, mulheres valentes que cavalgavam com Odin durante as batalhas. Eram elas que conduziam os bravos guerreiros, mortos em batalhas, para a valhalla (o céu dos vikings).

Deslocamento dos Povos Bárbaros


Mapa dos Povos Bárbaros

Acima, mapa dos povos Bárbaros